Sobre o programa
O Logisim é um programa de código aberto. O código-fonte está incluído
na pasta src
contida no arquivo JAR.
Se você considerar o Logisim útil, por favor me avise. Principalmente se você estiver ligado a uma instituição de ensino, pois suas informações poderão me ajudar na obtenção de maior apoio para manter esse trabalho.
Agradeço o envio de emails sobre Logisim, que incluam relatórios de bugs, sugestões, e correções. Quando você me enviar algum, por favor, esteja ciente de que tenho trabalhado duro para manter o Logisim sem qualquer ônus da sua parte. Se você quiser ter o direito de reclamar sobre o programa, então sugiro direcionar seu orçamento para programas concorrentes do Logisim. (Não conheço outro com código aberto que seja tão rico em recursos como o Logisim). No entanto, mantenho meu interesse em continuar a melhorar o Logisim e suas sugestões serão muito bem-vindas.
Comunicação de direitos autorais
Copyright (c) 2005, Carl Burch.
O Logisim é um programa gratuito; poderá ser redistribuído e/ou modificado sob os termos da GNU General Public License como publicada pela Free Software Foundation; quer seja na versão 2 dessa licença, ou qualquer outra posterior.
O Logisim é distribuído na intenção de que possa ser útil, mas SEM QUALQUER GARANTIAS; nem mesmo aquela implícita para COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO PARA UM DETERMINADO PROPÓSITO. Favor consultar a GNU General Public License para maiores detalhes.
Agradecimentos
O código fonte do Logisim é basicamente trabalho meu, devo agradecer meus empregadores por financiar minhas atividades como professor, dentre elas o desenvolvimento desse programa: o qual iniciei, na Saint John's University (Collegeville, Minnesota, EUA) em 2000-2004, e tenho mantido no Hendrix College (Conway, Arkansas, EUA) desde 2004 até o presente. Sou muito grato a essas instituições por me conceder tempo e recursos para trabalhar nesse projeto. Tomara todas as faculdades e universidades pudessem agir em conjunto e serem tão zelosas com o ensino quanto essas excelentes instituições o fazem!
Algumas outras pessoas têm sido particularmente úteis:
- Ilia Lilov, Pablo Leal Ramos, e Uwe Zimmermann, que contribuíram com as traduções que acompanham o Logisim. Mais informações sobre as traduções podem ser encontrados em International Preferences.
- A turma CS61C da Primavera de 2005 na Universidade da Califórnia, Berkeley, que experimentou as versões beta do Logisim 2.0. Esses alunos tiveram que lidar com muitos erros, e eu estou muito grato pela sua paciência e por suas sugestões!
- As turmas CSCI 150 da Primavera de 2001 no College of Saint Benedict e na Saint John's University, que usaram as versões mais rudimentares de Logisim enquanto ainda estava sendo desenvolvido.
Diversas partes do Logisim têm origem em outros programas; e várias dessas partes são distribuídas como parte do mesmo:
- Java API da Sun (obviamente)
- Sun projeto JavaHelp
- Fornece o sistema integrado no menu Ajuda.
- MRJAdapter, de Steve Roy
- Fornece a integração com a plataforma Macintosh OS X.
- launch4j, de Grzegorz Kowalt
- Permite a distribuição de Logisim como um executável do Windows.
- GIFEncoder, desde Adão Doppelt
- Salva imagens como arquivos GIF. Isso foi feito com base no código C escrito por Sverre H. Huseby.
- ColorPicker, de Jeremy Wood
- Fornece a caixa de diálogo que aparece quando da configuração de cores (como acontece com o componente LED).
- JFontChooser, de Christos Bohoris
- Fornece a fonte da caixa de diálogo que aparece ao selecionar os atributos de fonte (como o "Label Font" dos rótulos de muitos componentes).
- TableSorter, atribuído a Philip Milne, McLean Brendon, Dan van Enckevort, Parwinder Sekhon e ouroborus@ouroborus.org
- Oferece a capacidade de ordenar a tabela no diálogo
Obter Estatísticas do Circuito
ao clicar o cabeçalho de cada colunas.
E finalmente, quero agradecer a todos os usuários que entraram em contato comigo - quer seja pelo envio de relatórios de bugs, sugestões, ou apenas para me dizer como estão usando o Logisim em suas aulas. Devo deixar essas contribuições anônimas, já que não tenho permissão para mencioná-las aqui, mas de qualquer forma: obrigado!