Limitações
O algoritmo de propagação do Logisim é sofisticado o suficiente para quase todos os fins educativos, mas não é sofisticado o bastante para o projeto de um circuito industrial. Em ordem das mais para as menos contundentes, as deficiências da técnica de propagação do Logisim incluem:
- Exceto para os problemas de atrasos em portas, o Logisim não trata de forma particular questões de temporização. É muito idealizada, de modo que um par de portas NOR configuradas em um latch SR irá mudar em sincronia infinitamente, melhor que, eventualmente, o circuito chegue a um estado permanente.
- O Logisim não pode simular subcircuitos cujos pinos, às vezes, se comportem como entradas e às vezes como saídas. Componentes criados usando Java poderão ter tais pinos, como é o caso nas bibliotecas predefinidas, do circuito de memória da biblioteca RAM que contém um pino D, que pode atuar tanto como entrada e como saída.
- O Logisim suspenderá sua simulação após um número fixo de iterações supondo haver um erro de oscilação. É concebível, que em um grande circuito isso não se trate de problema que possa levar à oscilação.
- O Logisim não faz nada com relação à discriminação entre níveis de tensão: Um bit poderá estar apenas ligado, desligado, não especificado, e em erro.
- Há outras lacunas, também, que eu tenha omitido porque elas podem ser tão obscuras que se estivesse ciente delas, seria óbvio que o Logisim nem perto chegaria a esse nível. Como um exemplo extremo, tenho um amigo que trabalha para um grande fabricante de chips, e seu trabalho é de se preocupar com "bolhas" em fios de chips com largura crescente em nanômetros e que possam levar a desconexão aleatória.
- Mesmo fora isso, não sou um especialista em projeto de circuito, assim, poderão existir erros na técnica de propagação da qual não tenha conhecimento. Congratularei-me com as correções de especialistas.
Próximo: Guia do usuário.