Menus pop-up e arquivos

O menu pop-up para a memória inclui quatro opções além das opções comuns a todos os componentes:

O formato de arquivo usado para arquivos de imagem é intencionalmente simples; isso lhe permitirá escrever um programa, como um montador, que gerará imagens de conteúdos que poderão ser carregados na memória. Como exemplo desse formato de arquivo, se tivermos uma memória de 256-bytes cujos cinco primeiros bytes de 2, 3, 0, 20, e -1, e todos os valores subsequentes forem 0, a imagem em arquivo texto teria o seguinte conteúdo:

v2.0 raw
02
03
00
14
ff

A primeira linha identifica o formato de arquivo usado (atualmente, só existe um formato de arquivo reconhecido). Valores subsequentes listados em hexadecimal, a partir de endereço 0. Você poderá colocar vários desses em uma mesma linha. Se houver mais posições de memória que as identificadas no arquivo, o Logisim irá carregar 0 nessas outras posições.

O arquivo de imagem poderá usar codificação do tipo run-length. Por exemplo, ao invés de listar o valor 00 dezesseis vezes em sequência, o arquivo poderá incluir 16*00. Alerto que o número de repetições é escrito em base 10. Arquivos produzidos pelo Logisim usarão essa codificação para todos os casos com pelo menos quatro valores.

Você poderá colocar comentários no arquivo usando o símbolo '#'. Todos os caracteres na linha a partir do símbolo "#" serão ignorado pelo Logisim.

Próximo: Editor hexadecimal.