Abrir Análise Combinacional
A maior parte do módulo Análise Combinacional é acessível através de uma janela de mesmo nome, que lhe permitirá ver tabelas-verdade e expressões lógicas (booleanas). Essa janela poderá ser aberta de duas maneiras.
Através do menu Janela
Ao selecionar Análise Combinacional, a atual será exibida na janela. Se você não tiver usado a janela antes, ela estará vazia e não estará analisando qualquer circuito.
Apenas uma janela Análise Combinacional existirá dentro do Logisim, não importa quantos projetos estiverem abertos. Não há como permitir que se tenham duas análises diferentes abertas ao mesmo tempo.
Através do menu Projeto
A partir de uma janela para edição de circuitos, você também poderá solicitar que o Logisim analise o circuito corrente, se selecionar a opção Analisar Circuito no menu Projeto. Antes de abrir a janela, o Logisim irá calcular as expressões lógicas (booleanas) e montará uma tabela-verdade correspondente ao circuito.
Para que a análise seja bem sucedida, cada entrada ou saída deverá ser conectada a cada um de seus respectivos pinos de entrada ou saída. O Logisim só analisará circuitos com no máximo oito de cada tipo, e todos deverão ser pinos com largura de um bit apenas. Caso contrário, você irá ver uma mensagem de erro e a janela não será aberta.
Ao construir as expressões lógicas (booleanas) correspondentes a um circuito, o Logisim irá tentar, primeiro, construir expressões que correspondam exatamente às portas do circuito. Mas, se o circuito utilizar componentes que não sejam portas (como um multiplexador), ou se o circuito tiver mais de 100 níveis de profundidade (pouco provável), então aparecerá uma caixa de diálogo informando que foi impossível montar a expressão; e alternativamente, o Logisim tentará derivar as expressões baseando-se na tabela-verdade, que será determinada para cada combinação de entradas e pelas leituras das saídas resultantes.
Depois de analisar um circuito, não haverá uma relação de continuidade entre o circuito e a janela de Análise Combinacional. Ou seja, mudanças no circuito não serão refletidas na janela, nem mudanças nas expressões lógicas (booleanas) e/ou na tabela-verdade serão refletidas no circuito. Você sempre terá liberdade para analisar o circuito novamente e, como veremos mais adiante, ou poderá substituir aquele que estiver na janela da Análise Combinacional.
Limitações
O Logisim não tentará detectar circuitos sequenciais: se você disser para analisar um circuito sequencial, ele tentará criar uma tabela-verdade e as correspondentes expressões lógicas (booleanas), ainda que essas possam não indicar precisamente o comportamento do circuito. (Na verdade, detectar circuitos sequenciais é comprovadamente impossível, de mesma monta como seria resolver o Problema da Parada. Claro, você poderia esperar que o Logisim fizesse, pelo menos, algumas tentativas - talvez procurar flip-flops ou ciclos nas conexões, mas ele não fará). Como resultado, o sistema de Análise Combinacional não deverá ser usado indiscriminadamente: use-o somente quando você tiver certeza de que o circuito que quiser analisar for realmente combinacional!
O Logisim fará uma mudança no circuito original, que é talvez seja inesperada: o sistema de Análise Combinacional exige que cada entrada e saída possua um nome exclusivo em conformidade com as regras de identificadores Java. (De forma resumida, cada identificador deverá ter letras ou algarismos, e começar por letra. Espaços em branco não serão permitidos!) Ele tentará usar os rótulos dos pinos existentes, antes de usar uma lista de nomes padronizados, caso não haja rótulo. Se as regras não forem seguidas, o Logisim tentará extrair um válido a partir dos nomes nos rótulos, se possível.
Aliás, a ordem das entradas na tabela-verdade combinará com seus pares em ordem decrescente no circuito original, seguindo da esquerda para a direita. (O mesmo vale para ordenar as saídas.)
Próximo: Editar a tabela-verdade.