Outras opções para verificação

Existem algumas opções adicionais relacionadas com a execução pela linha de comandos.

O parâmetro -load na linha de comando

Um circuito mais complexo poderá incluir um componente de memória RAM que precisará ser carregado com um programa para que o circuito possa usá-lo. Você poderá especificar um arquivo de imagem da memória na linha de comando, que será carregado em qualquer componente de RAM no circuito antes da simulação começar. (Isso não funcionará quando se carregar a interface gráfica - só servirá para a execução de linha de comando.)

java -jar logisim-filename.jar cpu.circ -tty table -load mem-image.txt

A ordem dos parâmetros não é importante (exceto para o parâmetro table que deverá ser imediatamente após -tty , e o nome do arquivo de imagem da memória que deverá ser logo após -load ). O arquivo de imagem deverá estar no formato de imagem da memória do Logisim .

O Logisim pesquisará pela RAM recursivamente, de modo que esse continuará a funcionar mesmo se a RAM estiver embutida em um subcircuito. Não há maneira alguma, no entanto, de distinguir diferentes componentes do tipo RAM: o Logisim irá tentar carregar o mesmo arquivo em todas as RAMs que puder encontrar.

Opções para o parâmetro -tty

Em nossos exemplos até agora, sempre usamos tabela -tty table para indicar que uma tabela de valores de saída deverá ser exibida. Você poderá personalizar o comportamento de outras formas, listando uma ou mais opções, separados por vírgulas. Por exemplo, você poderá escrever -tty table,halt,speed, e o programa irá executar todas os três comportamentos listados abaixo. (A ordem em que estão listados não importa.)

halt

Após a simulação terminar, aparecerá uma mensagem de uma linha explicando porque a simulação terminou. Condições de erro - como uma oscilação detectada - serão exibidas em qualquer caso.

speed

Se você usar essa opção em conjunto com -tty , em seguida, depois que completar a simulação o Logisim irá exibir um resumo de quão rápido o circuito foi simulado, tal como:

714 Hz (509 ticks in 712 milliseconds)

Observar que a exibição de informações durante a simulação fará a simulação ser muito mais lento. Como apenas uma comparação, para o mesmo circuito e imagem funcionou acima de 714 Hz com a opção speed e apenas a 490 Hz com a opção table também.

statistics

Mostrar uma tabela delimitada por tabulações contendo dados estatísticos sobre os componentes utilizados pelo circuito principal no projeto. A tabela inclui quatro colunas:

  • Exclusiva: O número de vezes que o componente aparecer na hierarquia do circuito, onde cada subcircuito dentro da hierarquia será contabilizado apenas uma vez.
  • Recursiva: O número de vezes que o componente aparecer na hierarquia do circuito, onde contamos cada subcircuito quantas vezes ele aparecer na hierarquia.
  • Componente: O nome do componente
  • Biblioteca: O nome da biblioteca a partir do qual o componente veio

A distinção entre exclusiva e recursiva também está explicada na seção menu de Projeto . Se o arquivo utilizar circuitos de uma biblioteca carregada do Logisim, os componentes serão considerado caixas pretas : o conteúdo dos circuitos da biblioteca não serão incluídos na contagem exclusiva ou recursiva.

(Esse recurso pode ser útil para os instrutores que peçam aos alunos para criar projetos com um subconjunto de bibliotecas de Logisim.)

table

(já visto)

tty

Quaisquer componentes TTY enviarão suas saída para a tela (saída padrão), e todas as informações digitadas no teclado serão enviadas para todos os equivalentes no circuito. Esses componentes serão incluídos, mesmo que sejam profundamente aninhados à hierarquia do subcircuito.

Próximo: Testar múltiplos arquivos.