Ferramenta Editar
Biblioteca: | Base |
Introduçãp: | 2.3.0 |
Comportamento
A ferramenta Editar permitirá ao usuário rearranjar os componentes que existirem e acrescentar conexões. Exatamente o que a ferramenta fará dependerá de onde o usuário clicar com o mouse na área de desenho.
Quando o mouse estiver sobre um ponto de conexão de um componente que já exista, ou sobre um fio, a ferramenta Editar irá mostrar um pequeno círculo verde em torno na posição do mouse. Ao pressionar o botão ali, iniciará a inclusão de uma nova conexão. Mas se o usuário não arrastar o mouse, longe o bastante para iniciar a conexão, antes de soltar o botão, a ação será tratada como um clique, e um fio será simplesmente adicionado à seleção corrente.
A largura em bits de uma conexão acrescentada será inferida a partir dos componentes aos quais estiver conectada. Se não estiver vinculada a qualquer componente, um fio será traçado em cinza para indicar que sua largura é desconhecida; houver concordância na largura com a do componente naquela posição, a conexão será traçada em cor laranja para indicar conflito, e efetivamente não haverá qualquer transmissão de sinal até que o usuário o resolva.
Todas as conexões no Logisim serão ou horizontais ou verticais, nunca diagonais.
As conexões não têm direção determinada; ou seja, elas transmitem valores de um ponto a outro. De fato, um fio pode transportar valores em ambas direções simultaneamente: no exemplo abaixo, um bit será transmitido da entrada superior à esquerda através da conexão central, e então voltará por ela, e novamente de modo circular, até alcançar a saída inferior à direita.
Um simples arrastar do mouse poderá criar múltiplos segmentos de fios. O processo mais preciso é um pouco mais difícil de se descrever; mas funciona bem intuitivamente na prática: se você fizer uso da ferramenta Conectar um segmento particular de fio será interrompido tão logo atinja o pino de um componente que já exista, ou onde quer que alcance outro segmento de fio de uma conexão também existente. Além disso, se uma extremidade de qualquer conexão múltipla alcançar o meio de outra já existente, então essa também passará a ter múltiplos segmentos.
Você poderá encurtar ou apagar uma conexão existente ao arrastar qualquer das extremidades de um segmento e seguir o caminho inverso na direção da outra extremidade. Durante o movimento, a mudança de tamanho será indicada por uma linha branca sobre a parte do fio que estiver sendo removida.
Para alguns componentes que tiverem marcas para indicar onde há pontos de conexão disponíveis (tais como uma porta OR ou um buffer controlado), o Logisim, de forma sutil, corrigirá tentativas em criar fios que ultrapassem ligeiramente os pontos de conexão.
Contudo, se o usuário pressionar a tecla Alt em um ponto no meio de um fio, então o círculo verde desaparecerá. Um clique do mouse selecionará a conexão e o mouse irá arrastá-la.
Ao pressionar o botão do mouse enquanto ele estiver sobre um componente selecionado ele irá arrastar todos os componentes na mesma seleção.
Por padrão, Logisim irá calcular uma forma de acrescentar novos fios de modo que nenhuma conexão existente seja perdida durante o movimento. (Às vezes, ele irá eliminar ou encurtar fios existentes.) Se você estiver realizando um movimento em que você queira que essas alterações sejam feitas, você poderá pressionar a tecla shift durante a movimentação. Se você quiser desabilitar esse comportamento por completo, basta ir a Projeto > Opções, selecionar a guia Área de Desenho, e desmarcar a caixa
Manter Conexões ao Mover
; nesse caso, as conexões serão calculadas somente quando a tecla shift for pressionada.Ao arrastar uma seleção isso poderá levar a um comportamento inesperado dos fios: se ao fazer isso, alguns fios passarem sobre outros, eles serão conectados, e todos serão colocados na mesma seleção. Como resultado, se você arrastar a seleção pela segunda vez, os fios que existirem previamente no local não serão deixados para trás. Esse comportamento é necessário para manter coerência com o comportamento esperado para as conexões de fios no Logisim. E não constituirá, normalmente, um grande problema: o Logisim irá traçar a seleção inteira no instante em que desejar efetivá-la, e você não deverá fazê-lo, até que você tenha certeza que esteja no local correto.
Ao clicar com o mouse sobre um componente não selecionado (mas não sobre um de seus pontos de conexão) todos os componentes da seleção atual serão fixados e a seleção passará ao(s) componente(s) que contiver(em) a posição clicada.
Shift+click do mouse sobre um componente alternará sua presença na seleção. Se vários componentes compartilharem a mesma posição, a presença de todos será alternada.
Ao começar a arrastar o mouse em uma posição que não contenha qualquer componente, fixará todos aqueles na seleção atual e iniciar o traçado de uma área retangular para seleção. Todos os componentes contidos dentro dessa área serão colocados na seleção.
Ao clicar shift e arrastar o mouse a partir de uma posição que não contiver qualquer componente iniciará uma seleção retangular. A presença de todos os componentes contidos nessa área será alternada.
Contudo, se a tecla alt for pressionada em uma posição que não contiver qualquer componente, iniciará o acréscimo de uma nova conexão. Um pequeno círculo verde será traçado em tal circunstância para indicar isso.
Após selecionar os itens desejados, você poderá, naturalmente, recortar/copiar/colar/apagar todos os itens via menu Editar .
Algumas teclas podem ter efeito sobre a ferramenta Editar.
As teclas com setas poderão alterar o atributo Direção para todos os componentes na seleção que tiverem tal atributo.
As teclas Delete e Backspace irão apagar tudo o que estiver selecionado no circuito.
As teclas Insert e MenuKey-D criarão uma cópia dos componentes na seleção corrente.
O comportamento do Logisim ao duplicar uma seleção ou ao colar a área de transferência em um circuito será um tanto peculiar: ele não irá colocar imediatamente os componentes no circuito, em vez disso, a seleção será uma coleção de "esboços transparentes", que será deixada no circuito assim que forem levados para outra posição ou removidos da seleção. (Esse comportamento peculiar é necessário porque, caso contrário, as conexões na seleção seriam fundidas àquelas no circuito atual de uma só vez, e não permitir, assim, que pudessem ser arrastadas de sua posição anterior junto com o conteúdo da área de transferência até que fossem coladas onde o usuário desejasse.)
Atributos
Nenhum. Ao selecionar um componente, ela irá mostrar seus atributos. Se forem selecionados vários componentes, ela irá mostrar os atributos compartilhados por todos, em branco ficarão os valores diferentes e de outro modo, todos aqueles que tiverem em comum. (As conexões serão ignoradas se não houver qualquer outro componente na seleção.) Mudanças no valor do atributo afetarão todos os componentes selecionados.