Usar subcircuitos

Agora, suponha que queiramos construir um multiplexador 4:1, utilizando instâncias de nosso multiplexador 2:1. É claro que gostaríamos de criar, primeiro, um novo circuito, que chamaremos de "MUX 4:1". Para adicionar multiplexadores 2:1 em nosso circuito, clicar no circuito MUX 2:1 uma vez no painel do Explorador para selecioná-lo como uma ferramenta, e depois poderemos juntar cópias disso, representadas como caixas, clicando na área de desenho.

Se você clicar duas vezes no circuito MUX 2:1 no painel do explorador, então a janela mudará para a edição do circuito MUX 2:01.

Depois de construir o circuito, obteremos o seguinte.

Nosso circuito multiplexador 4:1 usará três cópias do multiplexador 2:1, cada uma desenhada como uma caixa com conexões em suas bordas. Os pinos nessa caixa corresponderão aos pinos de entrada e saída no circuito MUX 2:1. Os dois pinos no lado oeste da caixa corresponderão aos dois pinos direcionados para leste no circuito MUX 2:1; o pino do lado leste da caixa corresponderá ao pino a oeste no MUX 2:1 (que passa a ser um pino de saída) e os pinos no sul da caixa corresponderão aos pinos ao norte do MUX 2:1. A ordem dos dois pinos no lado oeste da caixa corresponderão aos mesmos de cima para baixo, de acordo com a concepção do subcircuito. (Se houvesse vários pinos no norte da caixa ou do lado sul, eles corresponderiam à mesma ordem da esquerda para a direita no subcircuito.)

Se os pinos no layout do subcircuito tiverem rótulos associados eles, então Logisim irá mostrar a etiqueta como uma dica (isto é, uma caixa de texto temporária) quando o usuário passar o mouse sobre o localização correspondente do componente no subcircuito. (Se você encontrar essas dicas irritantes, poderá desativá-las através da aba Preferências da Janela de Layout .)

Vários outros componentes irão mostrar essas dicas também: para alguns dos pinos de um flip-flop predefinido, por exemplo, ao passar sobre ele explicará a função do que faz o pino.

Aliás, todos os pinos de um circuito deverão ser uma entrada ou uma saída. Muitos chips fabricados têm pinos que se comportam como uma entrada em algumas situações e como uma saída em outras, você não poderá construir esses tipos de chips dentro Logisim (pelo menos na versão atual).

O Logisim irá manter informações de estado diferentes para todos os subcircuitos que aparecerem. Por exemplo, se um circuito contiver um flip-flop, e se for usado diversas vezes como subcircuito, então cada um deles terá o seu próprio valor quando for simular o circuito maior.

Um vez que tenhamos o multiplexador 4:1 definido, poderemos usá-lo em outros circuitos. O Logisim não tem limites em quão profundo os circuitos possam ser aninhados - embora ele irá opor-se à colocação desses dentro de si próprios!

Nota: Não há nada de errado com a edição de um circuito que estiver sendo usado como um subcircuito, na verdade, isso é muito comum. Esteja ciente, no entanto, que quaisquer alterações nos pinos de um circuito (adicionando, excluindo ou movendo-os) irá reorganizá-los também naquele que o contiver. Assim, se você alterar os pinos em um circuito, você também terá necessidade de editar qualquer circuito que usá-lo como um subcircuito.

Próximo: Editar a forma do subcircuito.