Pino

Biblioteca: Base
Introdução: 2.0 Beta 1
Aparência:

Comportamento

Um pino pode ser uma saída ou uma entrada para um circuito, dependendo do valor de seu atributo Saída?. Ao desenhar um pino, o Logisim representará as saídas por círculos ou retângulos com bordas arredondadas, e as entradas serão representadas por quadrados ou retângulos. Em ambos os casos, os bits individuais do valor que for recebido ou enviado será mostrada pelo componente (exceto quando for prévia de uma impressão, quando o componente apenas informará quantos bits poderá comportar).

Um pino é conveniente para se interagir com um circuito, e os usuários iniciantes do Logisim não precisarão usá-los necessariamente. Mas um usuário que estiver construindo um circuito que use vários subcircuitos (como descrito na seção 'Subcircuitos' do Guia do Usuário) poderá usar pinos para especificar a interface entre um circuito e um subcircuito. Em particular, o pino de um layout de circuito define como ele aparecerá quando for tomado por subcircuito e seu layout estiver sendo usado por outro. Em tal circuito, os valores enviados ou recebidos por essas posições no subcircuito serão vinculados aos pinos internos de seu layout.

Pinos

O componente tem apenas um ponto de conexão, que poderá ser uma entrada para o componente se for um pino de saída, ou uma saída para o componente caso seja um pino de entrada. Em ambos os casos, sua largura em bits irá corresponder ao atributo Bits de Dados, e sua posição será especificada pelo atributo Direção.

Atributos

Quando o componente for selecionado ou estiver sendo acrescentado, os dígitos de '0 'a '9' poderão alterar o atributo Bits de Dados , Alt-0 até ALT-9 irá alterar o atributo Direção e e Alt com as teclas com setas poderão alterar o seu atributo Posição do Rótulo.

Direção
A face do componente onde sua entrada/saída deverá estar.
Saída?
Serve para especificar se o componente irá funcionar com entrada ou saída. (Observar que se for um pino de entrada, então o pino irá funcionar como se sua interface dentro do circuito fosse uma saída, e vice-versa.)
Bits de Dados
O número de bits para o valor que o pino pode tratar.
Tri-state?
Para um pino de entrada, serve para configurar se o usuário poderá indicar que o pino poderá emitir valores indefinidos (ou seja, flutuantes). Esse atributo lida apenas com a interface com o usuário; ele não terá qualquer efeito sobre como o pino se comportará quanto o layout do circuito for usado como um subcircuito. Para um pino de saída, o atributo não terá efeito algum.
Comportamento para Ajuste
Para um pino de entrada, o atributo especificará como um valor flutuante deverá ser tratado quando recebido por uma entrada, talvez de um circuito que esteja usando o layout, como no caso de um subcircuito. Se "imutável", os valores flutuantes serão enviados como tal; se "pull-up", eles serão convertidos para 1 antes de serem submetidos; e se "pull-down", eles serão convertidos para 0 antes de serem entregues.
Rótulo
O texto para o rótulo associado ao componente.
Posição do Rótulo
A posição do rótulo em relação ao componente.
Fonte do Rótulo
A fonte com a qual o rótulo será mostrado.

Comportamento da ferramenta Testar

Ao clicar em um pino de saída não terá efeito algum, embora os atributos do pino sejam apresentados.

Ao clicar em um pino de entrada irá alternar bit que for clicado. Se for um pino tri-state, em seguida, o bit correspondente irá alternar entre eles.

Se, no entanto, o usuário estiver consultando o estado de um subcircuito conforme descrito em 'Depuração de Subcircuitos' do Guia do Usuário, então o valor do pino ficará fixo em qualquer valor que o subcircuito que estiver recebendo do circuito que o contiver. O usuário não poderá alterar o valor sem quebrar o vínculo entre os estados do subcircuito e o do circuito, e o Logisim pedirá ao usuário para verificar se a quebra desse vínculo é realmente desejada.

Comportamento da ferramenta Texto

Permite que o rótulo associado ao componente seja editado.

Voltar à Referência para bibliotecas